O projeto de varejo é um campo em constante desenvolvimento, e as tendências que estão transformando os negócios são a comunicação transparente, a fusão de experiências entre o digital e o ambiente físico, a incorporação da sustentabilidade no design e a criação de espaços flexíveis, bem iluminados e envolventes.
Com 20 anos de atuação no segmento de projetos para varejo, Rafael Ayres, arquiteto à frente da RAD, acumula a experiência de centenas de projetos e a transformação da identidade de marcas como Adcos, Ara Vartanian, Cellep, Expand, Forum, Hector Albertazzi, NK Store, Sauer, Triton e Uniflex.
Estas transformações do ambiente físico de loja, combinadas com trabalho de Branding e estratégias de marketing, refletiram em aumento de visibilidade e resultados das marcas, expansão de franquias, consolidação de imagem e transações com fundos de investimentos.
São muitos os exemplos mundo afora de marcas que mudaram a sua imagem e experiência através do reposiocionamento e projeto de arquitetura. A principal característica é a comunicação de um conceito com identidade marcante, através de projeto criado sob medida para cada caso:
No início dos anos 2000 o escritório OMA liderado pelo renomado arquiteto holandês Rem Koolhaas projetou uma revolução nos pontos de venda da tradicional marca de luxo e provocou uma transformação de percepção do público consumidor, fazendo das flagships - lojas-modelo denominadas Epicentros - locais de disseminação de cultura contemporânea global. (foto Prada Epicenter NY. divulgação designscene.net)
A mais prestigiada marca de tecnologia do mundo contou com a ajuda do escritório de arquitetura norteamericano Bohlin Cywinski Jackson para criar um ambiente ao mesmo tempo minimalista e humano para suas lojas. O design tornou-se referência para o varejo com exposição de produtos em mesas de madeira, desenho limpo e grandes imagens de campanha nas paredes. A partir deste modelo incial, outros renomados escritórios também realizaram projetos aprimorando as lojas da marca. (foto Apple Shanghai 2010 Roy Zipstein)
AESOP é uma marca australiana de cosméticos de alta qualidade com 247 lojas em 27 países. Cada loja tem um projeto único e conceitual onde a arquitetura empresta valor aos produtos. Na rua Oscar Freire em São Paulo, por exmplo, a loja foi desenhada pelo eminente Paulo Mendes da Rocha e Metro Arquitetos, apresentando uma bancada em concreto com linhas orgânicas e estantes em metal branco. A imagem acima é da loja em Chelsea, Londres, projetada pelo escritório norueguês Snohetta, com linhas que homenageiam a arquitetura de Oscar Niemeyer. (foto Aesop Chelsea dezeen.com)
RAD arquitetura é um ambiente criativo de projetos e um hub de soluções que atendem de ponta a ponta as necessidades de projetos comerciais:
Um projeto abrangente de posicionamento comercial envolve a conceituação e o desenho (ou redesenho) da marca. Quando este processo acontece em paralelo com as definições do ambiente de vendas, o resultado é a sinergia entre os diversos canais de comunicação, consolidando a presença na mente do público consumidor e potencializando resultados. Conte com um time multidisciplinar amplo, coordenado por nossa equipe de profissionais, para realizar o processo de branding, posicionamento e design de marca.
Além do design de arquitetura, os projetos comerciais precisar estar alinhados com as necessidades tecnológicas e de infraestrutura para operação do negócio. Realizamos, através do gerenciamento de um time de projetistas de especialidades complementares, os projetos de intalações elétricas e de TI, projetos hidráulicos especializados, de combate a incêndio, de climatização, projeto luminotécnico, projeto de conforto acústico, projeto de paisagismo e quaisquer outras necessidades específicas. Seja para implantação de loja em ambiente de shopping center, seja para loja em ambiente urbano.
Nossa especialidade é o projeto, com toda a atenção que a criação de um novo design requer. Para a execução impecável de todos os elementos planejados (construção, reforma, marcenaria, marmoraria, serralheria, iluminação, tecidos etc.), contamos com um time de parceiros especializados que também trabalham na dinâmica e cronograma de empreendimentos comerciais. E, para a abertura e operação do novo espeço comercial, dispomos ainda de soluções abrangentes de marketing e visual merchandising.
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